A LATAM Brasil começa o ano não apenas recrutando pilotos para seu time, mas também comissários de voo. Enquanto para os pilotos é exigida uma experiência prévia, dos comissários é pedido apenas o curso válido pela ANAC. O diferencial desta vez é o edital com detalhes de todo o processo seletivo, dando maior transparência para os candidatos.
Veja a seguir todos os requisitos e como se dará a selação para comissários de voo. Por se tratar de requisitos regulatórios os requisitos mínimos no ato da inscrição são:
● Ser maior de 18 anos;
● Ensino Médio Completo;
● Passaporte Brasileiro válido;
● Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano;
● Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre
Amarela (FA);
● Desejável: Curso de formação de comissário de bordo com aprovação em
banca ANAC (CCT);
● Diferencial: Inglês e/ou Espanhol (item não eliminatório);
Outros requisitos:
● Carência de 6 meses entre a última tentativa e a data da inscrição.
Obs: Esta carência é considerada a partir do email de reprovação no processo
anterior e desde que seja referente à mesma vaga.
● Possuir segundo idioma (inglês ou espanhol) é um diferencial, mas não terá
crivo eliminatório neste processo.
Após término do período de inscrições, serão realizadas as triagens iniciais onde A LATAM buscará identificar os candidatos que cumprem com os requisitos mínimos e obrigatórios da vaga.
Para esta triagem, alguns dados podem ser solicitados por e-mail nos dias subsequentes ao término das inscrições. A solicitação virá com um formulário com data limite para preenchimento. Candidatos que não cumprirem com os requisitos mínimos descritos na oportunidade ou que não preencham o formulário dentro dos prazos estabelecidos, não darão continuidade para a próxima etapa.
Os candidatos serão convocados por blocos para realização dos seguintes testes:
● Português (eliminatório);
● Inglês;
● Espanhol;
● Teste técnico sobre aviação com base no curso de comissários de voo (eliminatório);
● Teste de Fit Cultural (eliminatório);
Vale lembrar que os testes de idioma não terão crivo eliminatório embora sejam aplicados
para mapeamento do nível de idioma dos candidatos, e a finalidade de aplicação é para o
nivelamento com a metodologia ICAO e registro no banco de dados para utilização posterior.
Seguirão para a etapa de Dinâmica em grupo, os candidatos aprovados nos testes descritos acima.
Logo depois será feita uma dinâmica em grupo, seja on-line e/ou presencial. Os testes on-line ajuda a LATAM a criar um ranking dos melhores avaliados e possibilita seguir com um volume de candidatos que nossa capacidade operacional de atendimento em Recursos Humanos é capaz de atender para avaliação presencial.
É determinado uma nota de corte dos testes, com base no volume de pessoas que a LATAM pretende avaliar nas próximas etapas.
Veja um exemplo de como é construída a nota de corte do processo:
Se a LATAM determinar que a capacidade de agenda e recursos para este ano é seguirmos com 1.000 candidatos para etapas “face to face”. Tendo uma média de 12 mil candidatos inscritos e testados, os 1.000 melhores avaliados alcançam pontuação média acima de 79% de aproveitamento, neste exemplo a nota de corte passa a ser 79%, pois atingiu nossa capacidade operacional de atendimento para o ano. E assim calibram as notas de corte do processo com base na média de desempenho dos melhores avaliados em cada etapa.
Nas Dinâmicas os candidatos serão avaliados de maneira individual. Os recrutadores buscam candidatos que sejam considerados compatíveis com os perfis plurais, comportamentais, técnicos e cognitivos definidos para esta posição.
Os candidatos aprovados até esta etapa, seguem para a gravação da vídeo entrevista. A vídeo entrevista será utilizada pelos gestores antes dos encontros individuais para que possam conduzir o bate-papo com base nas experiências apresentadas pelos candidatos. A entrevista individual com a gestão da vaga, ocorrerá de maneira presencial e os detalhes serão enviados previamente aos candidatos por e-mail.
Caso o candidato seja residente na região metropolitana de São Paulo, fará a entrevista presencial na Academia LATAM, próximo ao Aeroporto de Congonhas, ou no Centro de Manutenção em Guarulhos.
Para os candidatos que residam fora da grande SP, os gestores irão se deslocar ao aeroporto com operação LATAM mais próximo de sua região.
A LATAM nota que mediante necessidade operacional em algumas localidades, será realizado um assessment day. Neste caso a vídeo entrevista será desconsiderada e na mesma data os candidatos farão, dinâmica, entrevista e exames clínicos. Os candidatos serão informados previamente por e-mail se participarão de um assessment day ou se farão cada fase conforme consta no edital.
A próxima etapa é o teste SHL comportamental. Este teste é regularmente aplicado para todos os cargos e candidatos em processo seletivo na LATAM em todos os países. E diferentemente do teste de Fit Cultural, o SHL buscará candidatos que possuam compatibilidade com a cultura organizacional da LATAM de maneira macro e não direcionado para o cargo aplicado. Também nesta etapa solicitamos mais dados pessoais para que possamos iniciar as validações internas e cadastros em Recursos Humanos através de fichas cadastrais.
Após todas estas etapas será feito o teste toxicológico e em seguida será enviada a proposta de trabalho, havendo um volume de vagas compatíveis com a quantidade de candidatos aprovados. Nesta parte conterá as informações sobre a remuneração, benefícios e data prevista para integração e apresentação em São Paulo.
Veja abaixo o cronograma previsto da LATAM para todas as etapas do processo seletivo:
● Inscrições: 09 a 14 de fevereiro;
● Triagens iniciais: 15 a 19 de fevereiro;
● Testes Candidatos: 16 de fevereiro a 31 de março;
● Dinâmica em Grupo: 04 de março a 31 de junho;
● Entrevistas e exames: 04 de março a 31 de junho;
● Aprovação final e Proposta de Trabalho: Entre abril e dezembro de 2024;