Apagão Global de Tecnologia: Voos, Bancos e Serviço de Emergência Afetados

Mikesh Samnaeth
4 Min Read

Um apagão global de tecnologia está afetando voos, bancos e serviços de emergência em todo o mundo. A crise começou na sexta-feira (19/7) e já causou problemas em diversas operações em diferentes partes do mundo.

Voos Cancelados e Atrasos

No aeroporto de Sydney, na Austrália, voos não puderam decolar. As companhias aéreas americanas Delta e United Airlines também suspenderam todos os seus voos. No Reino Unido, houve atrasos em aeroportos e linhas de trem, e a bolsa de valores de Londres foi afetada. A American Airlines informou que nenhum voo está autorizado a decolar e que está em contato com todos os voos que estão no ar.

A polícia no Estado americano do Alasca noticiou um apagão nas linhas de telefone de emergência. Muitos call centers de emergência e de 911 (o número de emergência nos EUA) não estão funcionando devidamente no Estado do Alasca.

A causa do apagão global ainda não está confirmada, mas relatos do setor sugerem que uma empresa de segurança cibernética chamada Crowdstrike, que produz software antivírus, lançou uma atualização de software que deu errado e está bloqueando dispositivos Windows. A American Airlines disse que os problemas de TI se devem a um “problema técnico com o Crowdstrike que está afetando várias operadoras” e que está trabalhando com a empresa de segurança de TI para resolver o problema o mais rápido possível.

O aeroporto Schiphol, de Amsterdã, avisou que o problema técnico está provocando atrasos. Em Sydney, os painéis que mostram os horários dos voos apagaram. A Jetstar, uma companhia aérea, anunciou que não poderia fazer o check-in dos passageiros. Em um aviso público, o aeroporto culpou a empresa Microsoft pelos problemas técnicos. A Microsoft disse que está “migrando suas operações” por conta de problemas com seus serviços, segundo a agência de notícias AFP.

A televisão Sky News, no Reino Unido, ficou fora do ar. A bolsa de Valores de Londres também foi afetada, mas está funcionando normalmente nas operações de compra e venda. Hospitais e clínicas pela Europa também foram afetados, com dificuldades para acessar registros médicos dos pacientes pelo sistema online.

Até o momento, não há relatos de problemas relacionados ao apagão global no Brasil. O Grupo LATAM informou que a operação funcionou normalmente e que não foi afetada pela falha.

A Microsoft está investigando problemas com seus serviços de nuvens nos EUA, que estaria afetando diversos aplicativos e serviços. A Crowdstrike também está trabalhando para resolver o problema. Ainda não está claro se a atualização de software da Crowdstrike é a causa do apagão global ou se é uma “tempestade perfeita” de dois grandes problemas acontecendo simultaneamente.

O apagão global de tecnologia continua a afetar voos, bancos e serviços de emergência em todo o mundo. A causa exata do problema ainda não está confirmada, mas as empresas afetadas estão trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.

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