A infraestrutura de Mogi das Cruzes é adequada para atender às necessidades da primeira infância? Saiba mais!

Mikesh Samnaeth
4 Min Read
Prefeito Caio Cunha

É de conhecimento geral que as crianças representam nosso futuro, sendo essencial fomentar seu desenvolvimento. Por esse, e outros fatores, o prefeito Caio Cunha adotou a primeira infância como prioridade em sua gestão, realizando diversas entregas que estimulam um crescimento mais saudável das crianças. Mas quais são essas entregas? Acompanhe o artigo e confira como Mogi das Cruzes é propícia para o público infantil!

Crianças saudáveis e mais ativas

Uma das grandes prioridades dos pais é fornecer saúde e uma educação de qualidade para seus filhos. Portanto, a saúde é um fator fundamental para qualquer ser vivo, sendo a partir dela que as crianças podem exercer sua infantilidade plena. Uma criança saudável é aquela que brinca, corre, pula e consome alimentos naturais, bem como arroz, feijão, carnes, verduras, legumes e frutas. Além disso, um atendimento de saúde de qualidade é imprescindível.

Para dar mais tranquilidade aos pais, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, realizou a entrega do Vagalume Saúde Infantil, um pronto atendimento com funcionamento de 24 em todos os dias da semana. Esse espaço é especialmente voltado para o atendimento médico infantil, possuindo profissionais especializados na área, recursos de qualidade, além de ambientes lúdicos e acolhimento para crianças com TEA.

Como a educação tem contribuído para o desenvolvimento da criança em Mogi das Cruzes?

A área da educação também tem contribuído fortemente para o desenvolvimento infantil na cidade de Mogi das Cruzes. Reconhecendo que a evolução tecnológica trouxe outras possibilidades de ensino, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, estabeleceu em sua gestão uma conectividade de 1 MB por aluno em todas as escolas municipais, incluindo as situadas em áreas rurais.

Além disso, o prefeito realizou a entrega de novas unidades escolares, como a Escola Viva Jundiapeba, um complexo escolar com piscina construído em um dos bairros mais carentes do município, e a maior Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista do Brasil. Ambas instituições foram pensadas na população mogiana, buscando sanar suas necessidades educacionais e ansiando promover um futuro mais promissor.

E a criança, não brinca?

Claro que crianças são muito mais que indivíduos que precisam ter sua saúde preservada a todo custo e frequentar a escola. A criança também brinca, sendo esse fator crucial para um desenvolvimento saudável. Pensando nisso, Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), realizou diversas ações e projetos ligados à primeira infância.

Entre os maiores destaques de sua gestão estão os Espaços de Brincar e os Parques Natu. Esses locais compreendem ambientes ao ar livre que fomentam um maior contato do público infantil com a natureza, permitindo maior exploração do espaço, interação e convivência. Assim, é possível que as crianças não fiquem presas as telas que estão cada vez mais presentes em suas vidas, e desfrutem do que a vida tem a oferecer.

Então quer dizer que Mogi das Cruzes prioriza o desenvolvimento infantil?

Por fim, através de uma gestão humanizada e pensada na primeira infância, o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, consolidou Mogi das Cruzes como a Cidade da Criança a partir do Prêmio InovaCidade 2023. Isso coloca em evidência que o município não só prioriza o desenvolvimento infantil, como fornece acolhimento e apoio para os pais e responsáveis promoverem uma melhor qualidade de vida às crianças.