Filho de peixe, peixinho é: por que os filhos dos advogados se inspiram nos pais?

Mikesh Samnaeth
4 Min Read
Francisco de Assis e Silva

Já parou para pensar que alguns estudantes de Direito escolhem seguir carreira porque possuem parentesco com algum profissional da área? Para Francisco de Assis e Silva, que é um renomado advogado, na verdade, ainda que não seja em todos os casos, é bem possível observar essa tendência pelo motivo mais plausível que é: a carreira da família é promissora, e a pessoa já tem um futuro garantido na área. Mas será que é só isso?

Bom, acreditamos que, ainda que seja uma possibilidade bastante adequada, e talvez a mais sensata, a verdade é que existem outros motivos que podem reforçar essa escolha. Mas quais seriam eles? Neste artigo, vamos colocar as possibilidades mais comuns e aceitáveis para que alguém decida seguir a carreira da família no ramo do Direito. Portanto, se você se interessa por esse tipo de assunto, e quer saber a razão pela qual existem tantos advogados que seguiram a carreira de seus familiares, vale a pena ler o texto até o final!

Sobre o Direito

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco mais sobre a profissão que escolhemos para tratar: o Direito. Conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva, esse campo de atuação sempre se mostrou muito eficiente, e desde os primórdios garantiu que o ser humano agisse de maneira idônea, sem prejudicar a liberdade dos demais. Logo, podemos observar que não se trata de um campo de atuação qualquer, mas um setor que possui a sua extrema importância.

Principais razões que reforçam a escolha da mesma profissão entre os familiares

Sabendo disso, vamos conceituar as principais razões que, talvez, sejam o principal motivo de escolha entre a escolha dos jovens. Confira:

1. Possibilidade de atuar em diversos ramos

O primeiro motivo que queremos colocar aqui é o da possibilidade de atuação. Como bem sabemos, o campo do Direito é extremamente vasto, e permite que qualquer profissional encontre a sua vocação em diferentes campos de atuação: seja atuando como advogado de defesa, expert nas leis que resguardam as empresas; como juiz; desembargador; promotor; entre outros. Em outras palavras, um indivíduo que escolhe seguir essa carreira dificilmente ficaria sem um campo de atuação.

1. Maior possibilidade de crescimento

Além disso, escolher o campo do Direito permite ao cidadão uma maior possibilidade de crescimento. De acordo com Francisco de Assis e Silva, resumidamente, quando se investe nessa carreira de maneira individual, é mais do que plausível conseguir clientes variados e alcançar a fama do seu negócio. Inclusive, os advogados mais renomados frequentemente buscam se desenvolver aplicando os seus conhecimentos e divulgando o seu trabalho.

1. Garantia de receber um bom salário

Por fim, mas não menos importante, uma possível causa para a frase “filho de peixe, peixinho é” para o Direito é observar que o salário que um profissional da área recebe não é baixo, portanto, é bem provável que os filhos dos advogados queiram seguir a mesma profissão para exercerem um trabalho que seja altamente reconhecido e remunerado.

De toda forma, independente do motivo que leva cada um a escolher o seu campo de atuação, é sempre bom lembrar que o importante é exercer o ofício com amor e vontade, não é mesmo? Por isso, conforme comenta o advogado Francisco de Assis e Silva, independente se você é filho de algum juiz ou desembargador, escolha o seu campo de atuação de acordo com a sua vocação.