Uncategorized

Filho de peixe, peixinho é: por que os filhos dos advogados se inspiram nos pais?

Já parou para pensar que alguns estudantes de Direito escolhem seguir carreira porque possuem parentesco com algum profissional da área? Para Francisco de Assis e Silva, que é um renomado advogado, na verdade, ainda que não seja em todos os casos, é bem possível observar essa tendência pelo motivo mais plausível que é: a carreira da família é promissora, e a pessoa já tem um futuro garantido na área. Mas será que é só isso?

Bom, acreditamos que, ainda que seja uma possibilidade bastante adequada, e talvez a mais sensata, a verdade é que existem outros motivos que podem reforçar essa escolha. Mas quais seriam eles? Neste artigo, vamos colocar as possibilidades mais comuns e aceitáveis para que alguém decida seguir a carreira da família no ramo do Direito. Portanto, se você se interessa por esse tipo de assunto, e quer saber a razão pela qual existem tantos advogados que seguiram a carreira de seus familiares, vale a pena ler o texto até o final!

Sobre o Direito

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco mais sobre a profissão que escolhemos para tratar: o Direito. Conforme comenta o Dr. Francisco de Assis e Silva, esse campo de atuação sempre se mostrou muito eficiente, e desde os primórdios garantiu que o ser humano agisse de maneira idônea, sem prejudicar a liberdade dos demais. Logo, podemos observar que não se trata de um campo de atuação qualquer, mas um setor que possui a sua extrema importância.

Principais razões que reforçam a escolha da mesma profissão entre os familiares

Sabendo disso, vamos conceituar as principais razões que, talvez, sejam o principal motivo de escolha entre a escolha dos jovens. Confira:

1. Possibilidade de atuar em diversos ramos

O primeiro motivo que queremos colocar aqui é o da possibilidade de atuação. Como bem sabemos, o campo do Direito é extremamente vasto, e permite que qualquer profissional encontre a sua vocação em diferentes campos de atuação: seja atuando como advogado de defesa, expert nas leis que resguardam as empresas; como juiz; desembargador; promotor; entre outros. Em outras palavras, um indivíduo que escolhe seguir essa carreira dificilmente ficaria sem um campo de atuação.

1. Maior possibilidade de crescimento

Além disso, escolher o campo do Direito permite ao cidadão uma maior possibilidade de crescimento. De acordo com Francisco de Assis e Silva, resumidamente, quando se investe nessa carreira de maneira individual, é mais do que plausível conseguir clientes variados e alcançar a fama do seu negócio. Inclusive, os advogados mais renomados frequentemente buscam se desenvolver aplicando os seus conhecimentos e divulgando o seu trabalho.

1. Garantia de receber um bom salário

Por fim, mas não menos importante, uma possível causa para a frase “filho de peixe, peixinho é” para o Direito é observar que o salário que um profissional da área recebe não é baixo, portanto, é bem provável que os filhos dos advogados queiram seguir a mesma profissão para exercerem um trabalho que seja altamente reconhecido e remunerado.

De toda forma, independente do motivo que leva cada um a escolher o seu campo de atuação, é sempre bom lembrar que o importante é exercer o ofício com amor e vontade, não é mesmo? Por isso, conforme comenta o advogado Francisco de Assis e Silva, independente se você é filho de algum juiz ou desembargador, escolha o seu campo de atuação de acordo com a sua vocação.