Notícias

Avião radar russo A-50 teria sido danificado por ataque em Belarus

De acordo com várias mensagens em redes sociais no final de semana, no dia 26 de fevereiro pela manhã, na base aérea de Machuliszczy, em Belarus, na região de Minsk, uma aeronave russa de alerta aéreo antecipado e comando (AEW&C) Beriev A-50M/U Shmel (código da OTAN: Mainstay) teria sido danificada em um suposto ataque de um grupo de opositores do governo de Belarus.

De acordo com informações não confirmadas, bombas plantadas por um movimento de resistência bielorrusso explodiram sob a aeronave russa de alerta A-50 estacionada no aeroporto de Machuliszczy, perto de Minsk.

De acordo com a organização de oposição ao governo bielorrusso BYPOL, guerrilheiros descritos como opositores ao regime de Alyaksandr Lukashenko, que o consideram fascista, assim como o presidente russo, teriam danificado a valorizada aeronave de alerta antecipado da Força Aérea Russa com um ataque de drone.

O projeto Belaruskij Hajun, que coleta e publica informações sobre os movimentos e atividades das tropas bielorrussas e russas no território de Belarus, twittou que a aeronave A-50 foi danificada na parte frontal e intermediária da fuselagem, bom como aviônicos e a característica estação de radar giratória localizada acima da fuselagem. Eles escreveram: “o dano é grave, o avião definitivamente não voará para lugar nenhum. O incidente ocorreu enquanto os limpa-neves trabalhavam perto da aeronave. [… ] Os guerrilheiros bielorrussos consistentemente expulsam os fascistas de suas terras. Extraoficialmente, um veículo aéreo não tripulado seria usado no ataque, que lançou uma carga desconhecida no avião”.

Anteriormente, o Projeto Belaruskij Hajun relatou relatos de residentes locais da base aérea de Machulishchy sobre duas explosões ouvidas entre 8h e 9h30, horário local. Uma explosão também foi ouvida no início da noite. Elas deveriam ter danificados um avião militar e limpa-neves. Os moradores locais notaram muitos militares e policiais de trânsito que verificaram todos os carros que passavam perto da base.

Embora seja impossível dizer muito sobre a atividade da aeronave russa de alerta e comando Beriev A-50M/U durante a guerra russo-ucraniana em andamento, por razões óbvias, pelo menos uma está estacionada perto de Minsk há muito tempo. A possível perda de tal aeronave seria severa para a Rússia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo